O Espiritismo com Santo Agostinho nos Ensinando Sobre o Autoconhecimento

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Allan Kardec, que a princípio foi ateu e cético, descobrindo o mundo espiritual com pesquisas, que testava médiuns, seu trabalho não se reduzido a mostrar que a vida continua após a morte do corpo físico, mas seu contato com os espíritos, eles também mostraram a importância do autoconhecimento.
Na obra de Allan Kardec, se apresentou um espirito como o sendo de Santo Agostinho, que foi um famoso filosofo cristão, ensinando que a melhor maneira de nos aperfeiçoarmos é o autoconhecimento.
As religiões têm seus caminhos de autoconhecimento, que inclui não somente praticas energéticas, mas também em seguir o bem e não fazer o mau.
Sendo assim com o autoconhecimento o Espiritismo se tornou uma religião mais completa, também ajudando em outras partes da vida, como a saúde, com as curas espirituais.
Santo Agostinho nos sugere refletirmos sobre a nós mesmos, revisando nossos pensamentos e ideias, que são os produtos de nossa própria alma.
A Psicologia ensina que é nos relacionamos, que podemos ver quem somos, caso contrário, ficaríamos cegos sobre nós mesmos.
Santo Agostinho nos revela através da mediunidade, que ao final de cada dia, ele revisava o que tinha feito, e se questionava se não faltava fazer alguma coisa, algum dever ou se alguém tinha alguma coisa para se queixar dele.
Segundo Santo Agostinho, isso lhe trouxe autoconhecimento, pois através dessa pratica, via o que poderia mudar em si mesmo.
Vendo como lidou com os outros, Santo Agostinho via se não tinha como ser melhor com eles, assim exigia de si mesmo algo que era mais do que o melhor.
É como ensina Jesus Cristo: “Orai e Vigiai”.
O Espiritismo, assim como o Budismo, ele nos ensina a vigiar nossos pensamentos, emoções, palavras e gestos.
Para o Budismo isso são vias do Nobre Caminho Óctuplo, que é seu caminho que conduz ao Nirvana, juntamente com a pratica da atenção plena, meditação, esforço e aceitação dos ensinamentos budistas.
O Budismo ensina a fazer o bem desde os pensamentos, até as ações, falas e comportamentos, e o Espiritismo, com Santo Agostinho, nos ensina a avaliarmos isso tudo.
O Espiritismo também recomenda o estudo espiritual, pois ele também traz autoconhecimento.
Muitos espiritas acham que devemos somente estudar a obra de Allan Kardec, mas fazendo isso a pessoa não vai evoluir como poderia, pois, lhe é vedado várias obras espirituais, das quais ela se desenvolveria espiritualmente.
Fazer isso também é negar a missão que os mentores e espíritos tem em nos trazer informações, e com elas adquirirmos evolução espiritual, pois se eles têm uma missão, e essa missão nos beneficia com o autoconhecimento.
Existem espíritos iluminados que passam informações espirituais, das quais são oportunidades de crescimento interior, que é nossa evolução espiritual.
É importante nos dedicarmos ano nosso próprio crescimento.
Aqui no site, inclusive, temos muitas práticas de autoconhecimento, na nossa seção de práticas, e te convidamos a você conhecer e poder se beneficiar com elas, apenas não deixe de ver as instruções de como praticar.
O nosso autoconhecimento nos aproxima do alto espiritual, e assim nós ligamos com boas energias, e bons espíritos.
Pois o que vibramos para o universo volta para nós mesmos.
Aqui no site também muitas orientações para evoluirmos espiritualmente, isso na nossa seção de autoconhecimento.
Os links para essas seções estão logo abaixo no menu, no final dessa página.

 

Alguns Destaques: